Espondilite Anquilosante e a Hidroginástica

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Alongamentos na água
Hidro

Os principais problemas da EA são rigidez, dor, risco de desenvolver uma postura curvada e cansaço ou fadiga.

Exercitar na água pode aliviar alguns desses problemas:

Hidro
Hidroginástica
  • O calor e a flutuabilidade pode aliviar as dores
  • Você não sente tanta dor
  • É mais fácil ficar em pé, porque o efeito da gravidade é menor
  • Exercício na água exige menos esforço
  • Depois dessa atividade, você geralmente têm uma boa noite de sono!

Mais importante ainda, a água dá-lhe liberdade de movimento.

Algumas pessoas são um pouco relutantes em experimentar a natação. Lembre-se que a água é um grande equalizador e na água que são todos semelhantes, então não se preocupe.

Água da suporte, ajudando você a se mover mais facilmente

Com alguma deficiência física, o movimento se torna um problema. Quando você move menos, os músculos tornam-se fracos, suas articulações endurecem, você se torna menos apto e suas reações de equilíbrio tornam-se menos confiável.

Em terra, você tem que trabalhar contra a força da gravidade. Na água há uma outra força, que não te puxar para baixo como a gravidade faz, mas empurra-lo para cima. Esta força é chamada de impuxo e ela realmente nos ajuda a avançar. Seu corpo se sente mais leve; com água altura do peito você pesa cerca de metade do que você pesa em terra.

Com menos pressão sobre as articulações, você pode exercitar mais, sem dor e sem causar danos para as articulações. Porque você pode trabalhar mais.

A água age como um amortecedor de impacto

O exercício aeróbico pode não ser recomendado de acordo com a evolução da EA na terra seca, por causa do impacto nos pés, joelhos, quadris e coluna vertebral. A água fornece a absorção de impacto e faz com que este tipo de exercício seja muito mais seguro e mais agradável.

A água atua como resistência e ajuda na sua reconstituição  muscular

A viscosidade ou densidade da água, bem como a turbulência, a flutuabilidade e o efeito de arrasto pode ser usado como um efeito da resistência para ajudar a fortalecer os músculos. O efeito de flutuação pode ser melhorada através de flutuadores de diferentes tamanhos.

A água quente ajuda a relaxar

A temperatura da água nas piscinas de hidroginástica é geralmente em torno de 30-32° C. O calor da água ajuda a relaxar os músculos tensos e pode ser alongados de forma mais eficiente quando eles estão relaxados.

Dicas de segurança

Consulte seu médico antes de tentar o exercício na água.

A área em torno da piscina é suscetível de estar molhada e escorregadia. Tome cuidado ao caminhar sobre um piso molhado, não corra. Você pode usar chinelos.

É possível exagerar na água, porque você se sente mais seguro. Comece suavemente e gradualmente aumente a intensidade.

Apenas faça os exercícios mostrados pelo seu professor e incentive-o a pesquisar e conhecer sua doença(indique nosso site).

Não faça hidroginástica se você tem:

  • pressão arterial instável
  • diabetes não controlada
  • Angina em repouso ou falta de ar em repouso

Se você tiver comprometido a função pulmonar você pode ter uma pressão da água no peito e costelas quanto mais fundo estiver.

Se você sofre com asma ou angina, tenha sempre os seus inaladores e sprays com você e deixe-os ao lado da piscina.

Onde fazer hidroginástica

Idealmente, você deve trabalhar em uma piscina aquecida projetada para hidroginástica. Pode, claro, usar sua piscina local depois de conhecer os exercícios, mas a temperatura da água será menor. Mantenha-se em movimento para que você não fique muito frio. Nade alguns metros, faça alguns alongamentos, nadar um pouco mais etc.

Antes de fechar um plano aquático em algum clube, academia

Verifique o ambiente da piscina, a qualidade da água a temperatura deve ser acima de 30°C, deve ser totalmente transparente, veja a segurança do local, veja o acesso ao vestiário se tem escadas, se as mesmas tem pisos antiderrapantes, corrimão, os vestiários se são limpos e seguros.

 

Sejam bem vindos!