Autogerenciando dor no pescoço e ombros

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Autogerenciando dor no pescoço e ombros

Autogerenciando dor no pescoço e ombrosUm dos equívocos comuns da Espondiloartrite Axial (espondilite anquilosante) é que ela afeta apenas a região lombar e a pelve, ou afeta apenas o pescoço muitos anos depois que alguém começa a ter sintomas. 

Autogerenciando dor no pescoço e ombros

Autogerenciando dor no pescoço e ombros: Um dos equívocos comuns da SpA axial (EA) é que ela afeta apenas a região lombar e a pelve, ou afeta apenas o pescoço muitos anos depois que alguém começa a ter sintomas. Na verdade, a SpA axial (EA) pode afetar o pescoço ou o ombro a qualquer momento e por várias razões diferentes. É importante ressaltar que há muito que você pode fazer para autogerenciar a dor no pescoço e no ombro.

Causas de dor no pescoço e ombro na SpA axial (EA)

Existem muitas causas potenciais para dores no pescoço e nos ombros na SpA axial (EA). Se você estiver com dor e não tiver certeza do que fazer, fale com seu médico ou fisioterapeuta para obter orientação.

Causas da dor podem incluir:

  • Inflamação ativa no pescoço
  • Entesite (inflamação onde os músculos se ligam aos ossos do pescoço ou ombro)
  • Tensão muscular
  • Alterações posturais
  • Dor no nervo
  • Alterações ósseas, como fusões

Quando consultar seu médico

Converse com seu médico se estiver sentindo dor nova ou intensa. Se você estiver tendo algum dos seguintes sintomas, procure orientação urgente do seu médico.

  • Novas dores semelhantes à alfinetes e agulhas em um ou nos dois braços
  • Nova fraqueza em uma ou ambas as mãos / braços
  • Nova dormência em um ou ambos os braços

Se você tiver uma nova dor percorrendo seu braço esquerdo com falta de ar ou dor no peito (sintomas cardíacos), procure urgente auxílio médico.

Alongamentos de pescoço e ombros

O alongamento é realmente importante para a SpA axial (EA), porque ajuda a melhorar a amplitude de movimento nas articulações, aumenta a flexibilidade dos músculos e ajuda na mobilidade geral.

Alguns alongamentos úteis para o pescoço e os ombros incluem:

  • Semicírculos no pescoço
  • Flexão lateral do pescoço
  • Rotação do pescoço
  • Alongamento do pescoço e ombro
  • Alongamento peitoral
  • Movimentos do ombro

Fortalecimento do pescoço e ombros

Aumentar a força muscular em volta do pescoço e dos ombros pode ajudar a reduzir a dor e aumentar sua mobilidade e capacidade para as atividades diárias. Pode demorar um pouco para a força aumentar e sentir o benefício, por isso é importante ser persistente e consistente com os exercícios de fortalecimento.

Alguns exercícios úteis de fortalecimento incluem:

  • Ajoelhamento de quatro apoios
  • Rosca bíceps
  • Encolher os ombros (com ou sem pesos)
  • Erguer os braços estendidos (com ou sem pesos)
  • Elevação lateral, braços estendidos (com ou sem pesos)

Veja aqui um aplicativo da Sociedade Brasileira de Reumatologia, desenvolvido para auxiliar você nos seus exercícios.

Segurança do exercício

Comece qualquer novo exercício com cautela e aumente gradualmente o número de repetições ao longo do tempo. Se qualquer novo exercício causar dor durante ou depois, pare e fale com um fisioterapeuta para obter exercícios personalizados para você.

Uma nota sobre postura

Ao falar sobre postura, é importante lembrar que todos terão uma posição ligeiramente diferente o que é natural. Com o SpA axial (EA), nosso foco é manter a coluna, os quadris e os ombros flexíveis e fortes para permitir que você se mova livremente e mantenha a posição vertical. O movimento é fundamental para isso.

Você pode incorporar mais movimento em sua vida diária fazendo pequenas alterações, como:

  • Definir um cronômetro no telefone para levantar e alongar a cada hora
  • Colocar notas na geladeira, espelho do banheiro como lembretes para fazer alguns alongamentos e exercícios nesses minutos de folga
  • Se você trabalha em uma posição sedentária, como em uma mesa, tem várias posições diferentes nas quais pode alternar. Por exemplo, sentado em uma bola suíça, em uma cadeira comum e em algum lugar em que você possa trabalhar
  • Ter um companheiro de exercício, para motivar um ao outro e se apoiarem.

Autocuidados

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Autogerenciando dor no pescoço e ombros

Gelo e calor

Gelo ou calor localmente em uma área pode proporcionar alívio da dor. O calor é especialmente útil para relaxar os músculos. Você pode colocar um bloco de gelo ou uma almofada de calor (enrolada em uma toalha) na área necessária por 5 a 10 minutos. Isso pode ser repetido a cada hora, se necessário.

Massagem

Massagear músculos doloridos pode ser muito reconfortante, e fazer isso antes do alongamento pode tornar os alongamentos mais eficazes. Você pode usar as pontas dos dedos para massagear movimentos circulares suaves na parte de trás do pescoço, em ambos os lados da coluna vertebral e nos ombros e braços. Não massageie diretamente sobre áreas ósseas e mantenha a pressão confortável. Algumas pessoas acham que rolos de espuma e bolas de massagem com espinhos (borracha) são mais eficazes para uma massagem mais forte e para evitar pressionar os dedos.

Máquina 

Máquinas que usam impulsos elétricos para ajudar a reduzir a dor. Pergunte ao seu médico ou fisioterapeuta se isso é adequado para você.

Dormir confortavelmente

Existem muitos travesseiros e colchões disponíveis, mas como todos são diferentes, infelizmente não há um tipo de travesseiro ou colchão recomendado para SpA axial (SA).

Resumo

Há muito o que você pode fazer para administrar automaticamente a dor no pescoço e no ombro devido à SpA axial (EA). Às vezes, é uma questão de encontrar a combinação certa de técnicas e exercícios de autocuidado. Naturalmente, isso pode mudar com o tempo, portanto, ter muitas opções disponíveis é realmente útil.

Fonte: NASS

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