Alívio da dor da espondilite sem medicamentos

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Dor

Se você está vivendo com espondilite anquilosante (EA), você sabe que a dor nas costas e fadiga, que são características da doença pode ser imprevisível. Mas, felizmente, há muitas abordagens além de simplesmente confiar em analgésicos  que você pode tomar para aliviar a dor e rigidez da  EA. A maioria dessas idéias são gratuitas ou baratas. Você verá alguns hábitos que você pode adquirir são passos que pode ter grande impacto para melhoria física.

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Caminhe

Seu pior inimigo para provocar dor na  espondilite anquilosante é a rigidez não pare de mover. Descanso e inatividade permite que as articulações fundam-se, e o que você precisa para evitar que isso aconteça é mover-se. O tipo de movimento não é tão importante quanto a freqüência. Você precisa fazer algum tipo de exercício duas vezes por dia. O melhor exercício é de baixo impacto como caminhar. “Faça exercício simples, torne hábito diário, como escovar os dentes, e você estará bem na sua caminhada para aliviar a dor lombar.

Caminhar
Caminhada evita rigidez

Mova-se antes de levantar

Se você é como a maioria das pessoas com espondilite, a dor nas costas e rigidez é pior no período da manhã, quando as articulações estão paradas por um tempo. O líquido sinovial realmente engrossa um pouco quando em repouso prolongado. Você pode mover suas articulações através de movimentos repetidos antes de levantar – quaisquer movimentos repetidos. Fale com o seu médico ou fisioterapeuta para criar uma rotina matinal de movimentos suaves que podem diminuir a dor.

Veja mais: Programa de atividade física para espondilite anquilosante 

Boa postura

Má postura provoca dor e rigidez. Minimizar a dor lombar com o que os médicos especialistas chamam de “treino postural” olhe para frente, mantendo sua cabeça equilibrada e as costas retas em todos os momentos, e a prática de pé com as costas contra a parede e de bruços, deitado de bruços em uma superfície dura e reta. Um fisioterapeuta pode mostrar-lhes como fazer.”Treino de postura deve ser feito por cerca de 30 minutos todos os dias, mas você pode quebrar este tempo em sessões de 10 ou 15 minutos”.

Postura
Melhorando a Postura

Fisioterapia

O próximo passo depois de corrigir a sua postura é a de seguir um programa de fisioterapia e atividade física mais abrangente para espondilite anquilosante. “Sabemos agora que espondilite também inclui um aumento do risco de osteoporose e doenças cardíacas. Isso significa que você pode realmente beneficiar de um programa completo que inclui exercícios aeróbicos, a gama de exercícios de movimento, e treinamento de força “. Além alívio da dor nas costas, a saúde óssea, e saúde do coração, um programa de fisioterapia e atividade física pode incluir exercícios de respiração profunda para evitar que sua caixa torácica de enrrijeça.

Exercícios
Atividade física no controle da dor

Ducha quente

Quando os fluidos em suas articulações ficam espessos aumenta a rígida e dor. Uma ótima maneira de “afinar” esses fluidos é o movimento  para aquecê-los ou com um banho quente, que solta os músculos e torna mais fácil para os exercícios. Na verdade, você pode fazer não somente exercícios mas também uma ducha quente, uma chuvarada pode ajudar você a iniciar seu dia. Você pode fazer o seu treino de postura para espondilite anquilosante depois de um banho ou quente, quando seu corpo é aquecido, fica mais fácil para você.

Banho
Banho quente
  • A fadiga é comum na espondilite anquilosante, então você precisa ter uma boa noite de sono. Mas, infelizmente, o sono também pode ser um momento raro quando a dor e rigidez fica pior. “Você passa a maior parte de seu tempo de repouso na cama, por isso é importante dormir o mais plano e reto possível quando você tem espondilite anquilosante. Você também precisa que cabeça e pescoço fique em linha reta, então você deve usar uma pequena almofada para não flexionar o pescoço”. Se você acordar rígida e dolorida, tente iniciar o seu movimento da manhã e exercícios de alongamento enquanto você ainda está deitado de costas na cama.

Exercícios na água

Exercícios que são bons para aliviar a dor lombar na espondilite na água é ainda melhor. A natação é um ótimo exercício aeróbico de baixo impacto para a espondilite anquilosante. “Estudos mostram consistentemente que os exercícios aquáticos são os melhores tipos de exercício para dor anquilosante e rigidez“. Uma pesquisa publicada no Scandinavian Journal of Rheumatology ilustra isso: Pesquisadores descobriram que o exercício mais comum para as pessoas com espondilite é  andar, mas o mais eficaz para aliviar a dor e o mais agradável é exercitar em uma piscina. Muitas academias oferecem aulas de hidroginástica, ou você pode pedir a um médico ou fisioterapeuta para sugestões de exercícios para fazer em uma piscina.

Hidro
Hidroginástica

Perder peso

Se você precisa de mais motivação para perder alguns quilos, saiba que você pode reduzir a dor em seus quadris, joelhos e parte inferior das costas apenas por chegar a um peso saudável. Sendo que peso pode causar pressão extra sobre todas as suas articulações e pode agravar uma articulação que já está inflamada.

Veja aqui nutrição  para espondilite anquilosante 

Pare de fumar

Se você fuma, você pode diminuir a dor da espondilite e rigidez por parar agora. “Fumar aumenta a dor, e também diminui os benefícios do exercício e a eficácia dos medicamentos utilizados para tratar a espondilite”. O tabagismo aumenta o risco de diminuição da expansão pulmonar em espondilite anquilosante. As pesquisas também mostram que os fumantes  com espondilite anquilosante constantemente avalia a sua dor, rigidez e inchaço como sendo pior do que não-fumantes.

Fumo
Estudos comprovam que o tabagismo piora a dor e a doença

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