Açafrão ajuda tratar espondilite?

Açafrão ajuda tratar espondilite?Embora não haja muitas evidências diretamente relevantes, é possível que o açafrão tenha efeitos anti-inflamatórios benéficos em pessoas com Espondilite anquilosante.

Açafrão ajuda tratar espondilite?

Açafrão ajuda tratar espondilite? Usar açafrão na culinária ou tomar um suplemento pode aliviar os sintomas de EA em algumas pessoas.

Como outras formas de artrite inflamatória, a espondilite anquilosante (EA) envolve uma série de “vias” inflamatórias diferentes no corpo – processos biológicos que desempenham um papel na doença e em seus sintomas.

Independentemente da causa da doença, qualquer intervenção que interrompa esses processos – de tomar medicamentos prescritos a exercícios ou mudanças na dieta – pode reduzir a carga de condições inflamatórias. E muitas pessoas com EA procuram mudanças no estilo de vida que possam ter esse efeito.

Um suplemento dietético que tem recebido grande atenção nos últimos anos para todas as formas de artrite inflamatória é o açafrão. Embora os riscos de experimentar açafrão para tratar a EA sejam relativamente baixos, é importante estar ciente de quais são suas opções e o que esperar de diferentes formas do suplemento.

E se você decidir experimentar açafrão, fazer de uma maneira metódica pode ajudá-lo a descobrir se realmente está ajudando seus sintomas da EA. Mas, como em qualquer estudo envolvendo uma única pessoa, você pode ver o benefício da cúrcuma simplesmente porque está procurando uma – ou pode não encontrar nenhum benefício, mesmo que isso ajude outras pessoas.

Aqui está o que você deve considerar antes de tentar açafrão quando tiver EA.

Como a cúrcuma pode ajudar?

A cúrcuma é derivada do rizoma (caule subterrâneo) da planta com o mesmo nome. Está disponível em diferentes formas, incluindo o próprio rizoma fresco, um pó seco que é frequentemente usado na culinária e um extrato padronizado que é frequentemente tomado como um suplemento dietético.

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Açafrão ajuda tratar espondilite?

O ingrediente-ativo extraído para a maioria dos suplementos alimentares feitos de açafrão é chamado curcumina. A curcumina é o componente mais amplamente estudado da açafrão, e sabe-se que interfere em várias vias inflamatórias diferentes em todo o corpo, de acordo com Sheryl Mascarenhas, MD, reumatologista do Centro Médico Wexner da Universidade Estadual de Ohio, em Columbus.

“A curcumina realmente bloqueia algumas das vias inflamatórias na artrite reumatóide e na espondilite anquilosante”, diz o Dr. Mascarenhas. Uma maneira de fazer isso é interromper os efeitos de uma proteína chamada fator de necrose tumoral (TNF). “Muitos dos medicamentos que usamos para espondilite anquilosante também bloqueiam essa via inflamatória”, observa Mascarenhas.

Mas a curcumina também é conhecida por bloquear outros sinais inflamatórios – portanto, seus efeitos podem ser amplos e não totalmente compreendidos. A maioria de seus efeitos potenciais na artrite inflamatória também não foi estudada especificamente no contexto da EA.

De fato, a maioria dos estudos sobre curcumina na artrite tem sido pequenos e limitados em suas conclusões. Para entender vários estudos menores, os pesquisadores às vezes agrupam seus dados no que é conhecido como meta-análise, e uma dessas análises, publicada em agosto de 2016 no Journal of Medicinal Food, descobriu que em oito ensaios clínicos de curcumina e outros extratos de açafrão em pessoas com artrite, quatro apresentaram melhora no índice de gravidade geral dos sintomas da artrite, enquanto três apresentaram melhora no índice de dor.

Os resultados da metanálise foram promissores o suficiente para que os pesquisadores concluíssem que as evidências disponíveis “apóiam a eficácia do extrato de açafrão (cerca de 1.000 miligramas [mg] / dia de curcumina) no tratamento da artrite”, além de exigir maior, estudos melhor projetados para confirmar esse benefício.

Escolhendo tomar açafrão

Se você decidir começar a tomar açafrão para o sua EA, Mascarenhas recomenda primeiro conversar com seu reumatologista para discutir quanto você vai tomar e como avaliará seus efeitos.

“Não está realmente claro quanto é uma dose ideal ou quanto tempo alguém deve tomar açafrão”, observa ela. Mas, geralmente, ela recomenda tomar 500 mg de curcumina duas a três vezes ao dia para aqueles que desejam experimentá-lo.

Algumas pessoas provavelmente não devem tomar açafrão como suplemento, diz Mascarenhas, incluindo pessoas com problemas de cálculos biliares ou do ducto biliar. E há riscos e efeitos colaterais potenciais associados a qualquer suplemento, embora com açafrão, “ainda estamos tentando identificar”, observa Mascarenhas. “Eu tive um paciente que desenvolveu coceira.”

Depois que seu médico autorizar o uso de um suplemento de açafrão, avalie-o inicialmente por cerca de três meses, como regra geral, diz Mascarenhas. Mas não há muita evidência para sugerir quanto tempo pode levar para obter um benefício do açafrão ou quanto tempo você pode manter.

Como alternativa ao uso de um suplemento de açafrão, você pode simplesmente usar o açafrão em pó ou fresco com mais frequência em sua cozinha – mas isso não fornecerá o mesmo nível de curcumina como suplemento. Ainda assim, “já vi alguns pacientes apenas cozinharem e se saírem muito bem”, diz Mascarenhas. “Isso pode ajudar.”

Se você decidir experimentar açafrão, estará em boa companhia entre pessoas com EA e outras formas de artrite inflamatória, de acordo com Mascarenhas. “Açafrão é provavelmente um dos principais suplementos que vemos em nossa prática cotidiana”, diz ela, “onde os pacientes estão chegando e notando alguma melhora”.

Fonte: EveryDayHealth

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